Com
a presença de Técnicos de Segurança do Trabalho das cidades de
Araçuaí, Ubá, Governador Valadares, Janaúba, Nova Era,
Sabará, São João Del Rey, Vespasiano, Santa Luzia, Caeté, Ibirité,
Contagem e Betim, aconteceu em Belo Horizonte – MG
o III Seminário Estadual do Técnico de Segurança do
Trabalho de MG promovido pelo Grupo Virtual
SESTMG.
O Evento em sua 3º edição teve seu ponto alto com a palestra sobre o texto da consulta pública da NR15 proferida por Cláudio Ferreira Santos, membro da Comissão Tripartite Permanente Paritária - CTPP, quando os Técnicos de Segurança do Trabalho, convidados representantes das centrais sindicais - CGTB MG, CTB, CUT MINAS e Engenheiros de Segurança do Trabalho puderam debater a proposta do texto que será encerrada em dezembro de 2012.
O Presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro, Elias Bernardino fez a palestra sobre a Capacitação do TST, mostrou a importância da sindicalização e da participação das ações do sindicato.
Na parte da tarde, após o Coffee Break, os TST de MG puderam debater com o médico Sanitarista, professor da UFMG, Presidente em MG e membro da Executiva Nacional do Partido da Pátria Livre – PPL, Francisco Rubió, o Papel Político e Sindical dos profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) tendo como pauta a conjuntura trabalhista nacional, a tentativa de flexibilização da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, o chamado “Projeto Volks” “Somos contra a negociação entre patrão e empregado do “combinado sobre o legislado” sobrepondo nossa importante lei trabalhista que é a CLT” disse o Presidente do PPL MG.
Foi anunciado no III Seminário, a criação e a nova direção da ABRATEST – Associação Brasileira dos Técnicos de Segurança do Trabalho já totalmente legalizada, estando na direção da entidade Cláudio F. Santos e Thiago Fraga.
“A ABRATEST preencherá a lacuna existente entre a categoria Técnico de Segurança do Trabalho e as entidades sindicais, proporcionando capacitação, auxílio aos profissionais e uma maior aproximação com as representações legítimas de SST, informaram os representantes.
Após o evento, o Técnico de Segurança do Trabalho de Belo Horizonte Klerison Jean comentou: “Muito bom, estou ansioso pelos próximos seminários”. Já o TST de Araçuaí Leandro Pereira fez o seguinte comentário: “Viajei 14 horas de ônibus de Araçuaí a Belo Horizonte e valeu a pena. Estou aqui neste seminário porque quero crescer cada vez mais na profissão, adquirindo novos conhecimentos”.